Socrátes, filosofia, fofoca e outras cositas mas...

Essa eu li no Blog do Arthur Muhlenberg, sensacional para os dias de hoje:




Em Atenas um cara procurou o Sócrates com uma informação que julgava ser do interesse do velho filósofo:

- Quero contar uma coisa a respeito de um amigo teu!

- Espera. Antes de me contar, quero saber se você passou essa informação pelas três peneiras.

- Três peneiras? Como assim?

- Antes de espalhar uma notícia devemos sempre usar as três peneiras. Se não conhece, presta atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tem certeza de que o que vai me contar é verdade?

- Bem, foi o que ouvi os outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.

- A segunda peneira é a da BONDADE. Essa notícia sobre o meu amigo é boa? Ou vai trazer o bem para alguém?

Envergonhado o homem respondeu:

- Devo confessar que não.

- A terceira peneira é a da UTILIDADE. É útil o que você quer falar a respeito do meu amigo?

- Útil? Na verdade, não.

- Então, falou Sócrates, se o que você tem pra me contar não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guarde pra você mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas