Parabéns Manacapuru!



Bom dia pessoal.
Manacapuru é uma jovem senhora que comemora hoje, 16 de julho de 2012, 80 anos de história. Eu que sou casado com uma legítima filha da cidade, também me considero manacapuruense. Uma vez ouvi alguém dizer que a gente não pode escolher onde nascer, mas pode escolher onde viver, e apesar de morarmos atualmente em Manaus por conta dos estudos de nosso filho, vivemos e respiramos Manacapuru. Com o advento da Ponte do Rio Negro, as viagens que eram verdadeiras aventuras, transformaram-se em gostosos passeios semanais e quando a saudade aperta mesmo, uma rápida visita para um gostoso almoço.


Manacapuru é um município brasileiro do estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Centro Amazonense e Microrregião de Manaus, localiza-se a sul de Manaus, capital do estado, distando desta cerca de 84 quilômetros. Ocupa uma área de 7 329,234 km² e sua população, contada pelo IBGE em 2010, era de 85 144 habitantes, sendo assim o quarto município mais populoso do estado do Amazonas, superado por Manaus, Parintins e Itacoatiara, e o segundo de sua microrregião. Juntamente com outros sete municípios, integra a Região Metropolitana de Manaus, a maior região metropolitana brasileira em área territorial e a mais populosa da Região Norte do Brasil. Sua área representa 0.4666 % da área do estado do Amazonas, 0.1902 % da Região Norte e 0.0863 % de todo o território brasileiro.


A história de Manacapuru está fortemente ligada à aldeia dos Índios Mura, que se estabeleceram na margem esquerda do rio Solimões por volta do século XVIII, fazendo com que surgisse a localidade. A etimologia de Manacapuru é desconhecida, tendo em vista que seu nome foi sempre o mesmo, desde sua origem até o momento atual. Além dessas características, Manacapuru é conhecida nacionalmente como a Princesinha do Solimões, apelido que ostenta desde meados do século XIX. Muitos de seus atrativos naturais são conhecidos nacionalmente, assim como suas festas populares que estão entre as mais visitadas por turistas na Amazônia, sendo a maior delas, o Festival de Cirandas de Manacapuru, que sempre acontece em agosto.


Manacapuru não é só grande pelas sua belezas, há também pessoas que trabalham muito para o desenvolvimento da cidade. São jovens empresários que apesar dos problemas estruturais, principalmente em relação à energia, arregaçaram as mangas e apostaram tudo na cidade que amam e acreditam, muitos tendo concluído o ensino superior na capital, voltaram para aplicar seus conhecimentos em sua terra natal. Destacamos alguns destes jovens empreendedores, talvez não lembre de todos, que são: Aurio Praiano (Cerâmica Praiano), Rafael Maddy (MR Materiais de Contrução), Diminhas (São Francisco Materiais de Construção), Preto Athayde (DrogaBelle), Cristiano D`Angelo (Manfrico), Ícaro Matos (Canto do Roxinho), Ariel D`Angelo (Paraíso DÀngelo), José Maria Bastos (Supermercados Bastos), Alexandre (Supermercado Bom Preço), Rafael e Hortência Palmeira (Grupo Palmeira), Tuca Silva (Café da Tuca).


Manacapuru, além de prender os visitantes com sua exuberante beleza natural, encanta todos com a imensa hospitalidade de seus habitantes, famosos pela sua alegria, descontração e beleza.

Parabéns Manacapuru, Feliz Aniversário!

Parece que foi ontem...


Colégio Nossa Senhora de Nazaré.

Festival de Cirandas. 


Restaurante Canto do Roxinho.

Café da Tuca. 

Paraíso D`Angelo.

Festival de Cirandas.

Princesa do Solimões.


Praia do Miriti.

Fonte: Wikipédia.

Comentários

Postagens mais visitadas