20 de novembro, Dia da Consciência Negra.



Boa noite pessoal.
Me sinto muito a vontade para discorrer sobre este tema, afinal, sou filho de baiano, bisneto de africano, portanto tenho autoridade para tal, eu mesmo tenho meu pé na senzala. Deixando de lado minha árvore genealógica, queria dizer que em minha vida, até hoje (graças a Deus!), nunca presenciei um ato de racismo. Tenho diversos amigos negros, afro-descendentes e afins como eu, e me dou muito bem com todos. Tenho inclusive um amigo que só gosta de ser chamado de "neguim", ele não tem esse tipo de preconceito e muito menos se sente ofendido nem diminuído, muito pelo contrario, se orgulha de sua cor. Quero dizer que não vivemos num mundo cor-de-rosa, é claro que existem pessoas preconceituosas, bestas e idiotas, mas no meu círculo de amizades, estes seres extraterrestres não são bem-vindos. Acho incrível que um país como o nosso, onde a cor predominante é a parda, ainda existam pessoas que classificam outras pessoas pela cor, impressionante!!!! Um país formado por europeus, índios, negros, mulatos, asiáticos e sabe-se lá quantas etnias mais. Vamos respeitar!

Pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, foi escolhida a data de 20 de novembro como dia da Consciência Negra, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

No Brasil, o dia 20 de novembro representa um importante momento da história, especialmente para 52% da população brasileira, que é representada por pretos e pardos.

A adesão ao feriado ou instituição de ponto facultativo é decisão legal de cada estado ou município. Mais de 700 cidades já adotaram feriado.

Veja aqui a lista com as cidades onde é feriado 20 de novembro.

No Amazonas, apenas a capital Manaus aderiu ao feriado.




Comentários

Postagens mais visitadas