Homenagem póstuma ao Dr. Éneas.

Ainda que tardiamente, na época em que ele nos deixou ainda não tinha este blog, deixo aqui minha humilde homenagem a este grande brasileiro. 
O Dr. Éneas venceu sem favores, sem esmola, sua biografia é invejável. Enéas Ferreira Carneiro nasceu na cidade de Rio Branco, no estado Acre, em 1938. 

Perdeu o pai aos nove anos de idade, sendo obrigado a trabalhar desde essa idade para sustentar a si e à sua mãe. Em 1958 abandonou a vida humilde no estado do Acre para iniciar seus estudos no Rio de Janeiro, na Escola de Saúde do Exército.

Em 1959 formou-se terceiro-sargento auxiliar de anestesiologia, sendo primeiro lugar de sua turma. 

Em 1960 iniciou seus estudos na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Em fevereiro de 1962 prestou exame vestibular para a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Estado da Guanabara, curso de licenciatura em Matemática e Física. Aprovado em primeiro lugar. No mesmo ano iniciou atividade como professor destas disciplinas, preparando alunos para vestibulares. 

Em 1965 formou-se médico pela já citada Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, pedindo então baixa do Exército, após 8 anos de serviço ativo no Hospital Central do Exército, onde realizou mais de 5.000 anestesias, já tendo recebido a medalha Marechal Hermes. 

 Em 1968 diplomou-se licenciado em Matemática e Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Estado da Guanabara e fundou o Curso Gradiente, pré-universitário, do qual foi diretor-presidente e onde lecionou Matemática, Física, Química, Biologia e Português. 

 Em 1969 fez o curso de especialização em Cardiologia na 6ª Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro e, a partir daí, foi integrado como assistente naquele Serviço de Cardiologia. De 1973 a 1975 fez o Mestrado em Cardiologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesse período ministrou também aulas de Fisiologia e Semiologia Cardiovascular na mesma universidade. 

Em 1975 apresentou a primeira versão de seu famoso curso O Eletrocardiograma, no Rio de Janeiro, mais tarde ministrado em São Paulo (1983), Quito - Equador (1985) e novamente no Rio de Janeiro (1986), dessa vez como curso nacional, ocorrido no Copacabana Palace. 

 Em 1976 defendeu sua dissertação de Mestrado, "Alentecimento da Condução AV", e recebeu o título de Mestre em Cardiologia pela UFRJ. Ainda em 1976 escreveu o livro O Eletrocardiograma, referência no gênero. Publicado em 1977 e reeditado em 1987 como O Eletrocardiograma: 10 anos depois, essa obra é conhecida no meio médico como a "bíblia do Enéas". 

 Como professor tinha como marcas principais a assiduidade, a pontualidade, a didática e o domínio ao extremo das matérias ministradas, sempre chamando atenção para o fato de que sala de aula não era território para assuntos políticos. A produção acadêmica de Enéas não se restringe à Medicina: ele é autor de artigos em diversas outras áreas, como Filosofia, Lógica e Robótica. 

 No dia 6 de maio de 2007, aos 68 anos, Enéas Carneiro faleceu em sua casa, vitimado pela leucemia mielóide aguda, após ter desistido do tratamento quimioterápico e abandonado o hospital onde era tratado, o Hospital Samaritano, por acreditar que seu tratamento não mais surtiria efeito. Seu corpo foi velado na manhã do dia 7 de maio no Memorial do Carmo (que fica no Cemitério São Francisco Xavier), e cremado, na tarde do mesmo dia, no crematório da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. 
O último pedido de Enéas foi que sua família jogasse suas cinzas na Baía de Guanabara.


 


Comentários

Postagens mais visitadas