Somos Vendedores, somos Vencedores!


Boa noite pessoal.
Hoje vou falar sobre um tema que domino mais ou menos: vendas. 
Desde novo, lá pelos meus 13 anos, trabalho como vendedor. Sempre ouço por aí aquela famosa frase, "não sabe fazer nada, vira vendedor". Ora, este talvez seja um dos maiores equívocos do mundo. Qualquer um pode trabalhar em vendas, mas poucos são realmente vendedores. Para trabalhar como vendedor, você deve ter algumas qualidades que pouquíssimas pessoas tem. Um vendedor de sucesso, tem muito mais habilidades que o simples fato de apresentar uma proposta de valor. Além disso tudo, você ainda sacrifica parte de sua vida pessoal, afinal, quem veste a camisa, nunca trabalha apenas 8 horas por dia!
Um vendedor de sucesso, é uma figura emblemática. Ele tem um auto-gerador motivacional que independe de situações ou problemas externos. Ele passa pelas intempéries como um rolo-compressor, derrubando e anulando objeções, logísticas e concorrentes, sempre com extrema ética e respeito. É claro que apesar de não parecer, somos humanos, e também temos nossos dias ruins, mas como profissionais, dificilmente um leigo saberá quando isto estiver acontecendo. 
Somos artistas, psicólogos, economistas, gestores, administradores, amigos, consultores, comediantes, ufa! São poucos os assuntos que não dominamos, alguns com tanta maestria que um desavisado pode até nos confundir. Estamos na frente de batalha, todos os dias, faça chuva ou sol, feriados, fins-de-semana, pela manhã, no almoço e a noite, só temos hora para começar, e quanto mais cedo melhor. 
Nós vendedores somos a engrenagem que move toda a economia, somos os primeiros a chegar ao "front". Nunca recuamos, nunca desistimos. As vezes perdemos uma ou outra batalha, mas nunca a guerra. Somos parceiros, "pau pra toda obra". Nunca deixamos um cliente, o chefe, ou um colega na mão. Somos os guerreiros do século 21, sempre prontos para a batalha, adversários entre nós sim, inimigos nunca. 
Este texto é uma homenagem a todos os Profissionais de Vendas, que empenham sua força e determinação para fazer com que a roda da fortuna nunca deixe de girar. 
Comecei falando em terceira pessoal para mostrar a profissão, mas termino em primeira pessoal porque sou vendedor com muito orgulho!

Comentários

Postagens mais visitadas