RioxNal, 100 anos de tradição!



Bom dia pessoal!

Quem me conhece sabe que sou apaixonado por futebol, aliás aqui em casa somos todos apaixonados por esportes em geral. Minha mulher pode escalar e discutir vôlei com qualquer expert, e em matéria de futebol, desculpe PVC, mas meu filho sabe tudo!

Bom, abri este post para falar do maior clássico da região Norte e o mais antigo. Rio Negro x Nacional,
dois clubes centenários, que vão fazer um clássico quase centenário. Em muitos lugares do país, não existe uma data como está, onde as maiores torcidas do estado vão poder curtir uma festa com direito às lendas do passado, em um jogo preliminar entre os "masters" dos dois times. Os times formados pelos craques do passado jogarão com camisas retrô, confeccionadas especialmente para a ocasião. O campeão da partida receberá o Troféu Centenário. O jogos das Estrelas, começa às 13:00h e a partida principal, válida pelo 1º turno do Campeonato Amazonense, às 15:00h.

Este supercraque, tricampeão mundial em 70, esta confirmado no jogo.


O Superjogo será no Estádio Roberto Simonsen no Clube do Trabalhador do Amazonas - Sesi.

O Nacional foi fundado em 13 de Janeiro de 1913, conhecido como Leão, clube da estrela azul e Naça, disputou seu primeiro campeonato estadual em 1914, e conquistou seu primeiro titulo em 1916.

Fundado em 13 de Novembro de 1913, para a prática do futebol, é mais novo que o seu rival apenas 10 meses, o Galo dos barrigas preta estreou no estadual também em 1914, sendo que conquistou seu primeiro Campeonato apenas em 1921.

O primeiro confronto entre as duas equipes ocorreu no dia 02 de Março de 1914, e foi promovido pela Liga Amazonense de Football, que até então era a entidade que comandava o futebol amazonense. O confronto foi jogado no campo do Bosque Municipal, na hoje Avenida Constantino Nery. Pela data é o confronto mais antigo entre clubes ainda em atividade de toda a região norte, sendo também um dos mais antigos do Norte-Nordeste e Centro-Oeste.

O primeiro confronto acabou com o resultado de 9-0 a favor do Nacional, já que o Rio Negro vinha com um grupo de garotos inexperientes, sendo que os gols da equipe nacionalina foram 5 de Cícero, 3 de Paulo e 1 de Cazuza.

A maior goleada da história do clássico ocorreu no dia 19 de Abril de 1914, em jogo valido pelo returno do Campeonato Amazonense de Futebol daquele ano. O Nacional venceu a o Rio Negro pelo placar de 12-0, sendo que o galo jogou todo o primeiro tempo com apenas 9 jogadores em campo e terminou perdendo por 1-0, já no segundo com o time completo o clube barriga preta tomou outros 11 gols.


Os maiores públicos foram registrados no Vivaldo Lima, o "Vivaldão".
Nacional 1 x 0 Rio Negro - 40.193 26/09/1979, Campeonato Amazonense
Nacional 1 x 0 Rio Negro - 41.661 27/08/1986, Campeonato Amazonense

Em jogo amistoso:
Nacional 2 x 2 Rio Negro - 30.003 26/09/1971, Amistoso promovido pela ACLEA

Nacional fundado em 13 de Janeiro de 1913 e Rio Negro em 13 de Novembro do mesmo ano, são os clubes mais antigos em atividade no futebol amazonense, além de serem os mais "velho" são também os dois com mais tempo disputando o Amazonense, a primeira particição de ambos foi em 1914, o mais proximo é o Fast Clube que estreou em 1932.

A denominação RIO-NAL foi introduzida pela primeira vez em 1968 no Jornal do Comércio pelo jornalista Guilherme Gadelha (subsecretário) que na publicação de uma matéria sobre um jogo dos dois times, acrescentou a um espaço que sobrava os dizeres "RIO x NAL". No dia posterior a manchete ganhou atenção do grande público e daí por diante o apelido ficou associado ao nome do clássico.

Segundo estatísticas registradas, temos as seguintes estatísticas do confronto:

Jogos: 162
Vitórias do NACIONAL Futebol Clube: 60
Vitórias do Atlético RIO NEGRO Clube: 41
Empates: 61
Gols do NACIONAL Futebol Clube: 192
Gols do Atlético RIO NEGRO Clube: 149
Saldo de gols: 43 gols favoráveis ao NACIONAL Futebol Clube.

Vale ressaltar que ao contrário de outras regiões do país, o clássico Rio x Nal nunca teve qualquer problema maior envolvendo as duas torcidas, que se respeitam e respeitam seus times, deixando sempre as "brigas" para o interior dos estádios, sempre saindo juntas em harmonia, sem maiores confusões.

Fontes: Wikipédia, Baú Velho, Futebol do Amazonas.


Comentários

Postagens mais visitadas