Curso de Restauração de Fotos

Boa tarde pessoal!

Recentemente alguém me perguntou se eu ensinava como restaurar fotos. Bom, eu aprendi cascavilhando tutoriais e vídeos pela internet. O que eu notei foi que, o necessário para este serviço é a paciência, persistência e bom-senso. Dominar o software não é tão difícil, complicado é ter noção do que pode ser restaurado, e a sensibilidade para saber que nunca ficará 100%. O trabalho de restauração requer muita dedicação, horas, as vezes dias em frente ao PC, parando de vez em quando para dar aquela olhada de longe, pois é muito fácil perder a mão e ter que recomeçar várias camadas. Minha técnica é muito simples, começo escaneando a imagem com 300dpi, depois duplico no Photoshop, uso um pouquinho de "Noise", depois basicamente é com as ferramentas Spot Healing, Patch Tool e Clone Stamp. Finalizo com ajuste de Curves e Levels, Brilho e Contraste, e achato tudo. O problema é que todo esse processo, dependendo do estado da imagem, pode demorar semanas. As vezes restauramos fotos em minutos, outras vezes em dias.
Bom, para finalizar, vou postar alguns vídeos que me ajudaram muito nesse processo, lembrando sempre que tudo depende única e exclusivamente da "mão" do restaurador. E lembrem-se, "o conhecimento sempre deve ser compartilhado". Abraços e qualquer dúvida, postem.


Comentários

Postagens mais visitadas