Calor requer cuidados especiais com os ouvidos de cães e gatos.

Alguns dos problemas que afetam o homem também podem comprometer o bem-estar dos animais. É o caso da otite, inflamação de ouvido que causa dor, coceira, desconforto e pode se tornar um grande problema caso não seja tratada adequadamente. Mais propensa em cães de raças com orelhas longas e caídas, a otite também afeta raças com orelha em pé e gatos.

Dentre os principais sintomas da otite estão coceira (o pet arrasta a orelha no chão, bate com as patas e tenta mordê-la), mau cheiro, dor, constantes sacudidas de cabeça, secreção e até mesmo andar com a cabeça pendente para um lado. São muitas as causas da otite, como contaminação por fungos, bactérias, umidade causada pelo gotejamento de água durante o banho, objetos estranhos (folhas, insetos etc) e até mesmo problemas hormonais. Por isso é tão importante o diagnóstico clínico realizado pelo veterinário para a melhor abordagem terapêutica do problema.

A prevenção é a melhor tática para manter a saúde dos ouvidos dos pets e evitar a otite com suas consequências. A limpeza frequente é essencial, por isso, a Pet Society® conta com dois produtos que são aliados da prevenção das otites: o Pó Depilatório e o Oto Clean Up.

O Pó Depilatório tem boa aderência e ajuda a remover os pelos indesejados dos ouvidos e, dessa forma, mantêm a área seca e ventilada, minimizando odores e a proliferação de fungos e bactérias. O produto pode ser usado em cães com idade acima de oito semanas e basta aplicar uma pequena quantidade do produto, que vem em embalagem de 15 g, sobre o local desejado, espalhar bem e tracionar delicadamente os pelos do ouvido. O Pó Depilatório não causa dor, coceira ou irritação.

Já o Oto Clean Up é uma solução de limpeza auricular formulada com ingredientes naturais, para remover o cerúmen das orelhas de cães e gatos com idade superior a quatro semanas. Associando o efeito calmante da camomila e o efeito refrescante da menta, ele pode ser usado tanto na higiene semanal do pet quanto no tratamento das otopatias, favorecendo a ação dos medicamentos tópicos. O produto é encontrado em embalagens de 90 ml e de 500 ml.

Em caso de dúvidas sobre como usar os produtos e sobre os sintomas da otite, o médico veterinário deve ser consultado.

Comentários

Postagens mais visitadas