Como treinar o cãozinho a usar coleira e guia?

Ensinar seu filhote a usar a coleira é muito importante. Você também deve ensinar o filhote a usar a guia e se acostumar a passear preso na guia. O que fazer quando meu cachorro puxa demais quando sai para passear? Treinar o filhote de forma adequada impede que ele se torne um adulto que não gosta de coleiras ou que fica “puxando o dono” sempre que sai para passear.

Comece cedo
Você deve treinar o filhote a usar coleira desde cedo. O filhote não deve sair na rua e nem em outros lugares públicos até o veterinário autorizar. Enquanto as vacinas do filhote não estão ativas ele ainda está desprotegido contra doenças. Comece a introduzir a coleira mesmo antes de o filhote poder sair na rua. Isso é bom, pois quando ele já estiver podendo passear ele já estará acostumado com a coleira. Depois que ele acostumar com a coleira, já comece a treiná-lo a andar com a guia na sua casa mesmo. Assim quando ele sair na rua pela primeira vez ele já estará mais acostumado a ficar preso na coleira.

Primeiro introduza a coleira
Compre uma coleira adequada para seu cachorro. Para filhotes evite coleiras cheias de decorativos como aquelas com pontas de ferro ou correntes. Prefira coleiras simples sem nenhum detalhe extra. Depois você pode querer ler nosso artigo sobre tipos de coleiras para escolher o melhor tipo de coleira para seu cão. No começo só coloque a coleira no filhote por alguns minutos. Nunca o deixe de coleira o dia todo nas primeiras vezes. Nas primeiras vezes a introdução deve ser gradual, sempre fique junto a ele e observe seu comportamento. A coleira não deve estar muito apertada, deve dar folga para que ele respire tranquilamente. Verifique se cabe um dedo entre a coleira e o pescoço. De início o filhote deve ficar incomodado com a coleira. Isso é perfeitamente natural! É comum ele ficar arranhando ou tentando tirar a coleira no começo. Ele irá rapidamente se acostumar com a coleira, e passados alguns dias nem irá mais notá-la. À medida que o filhote vai crescendo não se esqueça de ir afrouxando a coleira. Eles crescem muito rapidamente e muitas vezes os donos não percebem quando a coleira ficou apertada. A coleira deve também conter uma identificação com telefone para contato caso o filhote se perda.

Introduzindo a guia e treinando o filhote a passear
Depois que o filhote estiver acostumado com a coleira você deve começar a acostumá-lo com a guia. Para isso encaixe a guia na coleira, mas não segure a guia na sua mão, deixe-a solta. Assim o filhote vai se acostumar a andar com a guia presa à coleira, mas sem a pressão e força que aconteceria caso você estivesse segurando a guia na mão. O filhote deve pegar a guia com a boca e ficar andando com ela de um lado para o outro, deixe-o fazer isso, ele está se acostumando com o novo objeto. Deixe-o segurar a guia diversas vezes.Aos poucos, tente pegar a guia gentilmente, falando carinhosamente com o cão. No começo sempre que você segurar a guia fique parado e não se mova. Isso é a melhor maneira de dizer para o filhote que é você quem controla a situação quando você está com a guia na mão. Depois de algumas vezes alternando entre deixar o filhote segurar a guia na boca e você segurá-la em sua mão sem se movimentar, comece a passear com ele dentro de casa. Segure a guia bem frouxamente, impedindo que movimentos que pressionem seu pescoço aconteçam. Introduza a coleira gradualmente, faça seções de treinamento algumas vezes na semana. Nas primeiras vezes prefira treiná-lo a usar a guia em seções de curta duração isso impede que a situação seja muito estressante e incômoda. Aos poucos vá aumentando o tempo de treinamento.

O que fazer quando o filhote puxa demais?
É natural o filhote querer puxar você na hora de passear. Caso ele faça isso não fique bravo e nem utilize nenhum comando de voz, é preferível utilizar mudanças de movimento como explicamos abaixo. Não acostume o filhote a puxar a guia com força e fazê-la sair da sua mão. O filhote deve entender que quem tem o controle é o seu dono e não ele. Sempre que ele tentar isso, pare de se mover. Fique um tempo parado e depois volte a caminhar. Outra forma de treiná-lo a receber a guia é virar para o outro lado e mudar de direção sempre que o filhote começar a puxar. Faça isso gentilmente, sem puxar o filhote e sem gerar pressão no pescoço, pois isso pode acabar estressando o cãozinho.Essas situações de mudança de ação e direção ensinam para o filhote que é o dono quem diz o caminho e comanda e não ele. Aos poucos ele irá se acostumar a obedecer a você. Mas seja paciente, pode demorar um pouco até ele parar de puxar totalmente. Quanto mais cedo você começar a treiná-lo a passear melhor, não comece a treiná-lo somente quando ele já estiver com as vacinas em dia podendo sair na rua, faça isso bem antes. Caso esteja sendo muito difícil ensinar o filhote a parar de puxar você pode querer chamar um adestrador.

Comentários

Postagens mais visitadas