Confira algumas das bandas e blocos que vão desfilar neste Carnaval em Manaus

Banda da Bica é tradição no carnaval local por suas sátiras ao cenário político amazonense (J. Renato Queiroz/ Arquivo A CRÍTICA)

O Carnaval este ano chegou mais cedo para os brasileiros. Mal encerrou os festejos do Natal e do Ano Novo, o povo já ouviu rufar os primeiros tambores da folia momesca. Por isso, é preciso ficar ligado na agenda da época e anotar algumas dicas imperdíveis. Em Manaus, as bandas são um sucesso há algum tempo e esse ano as opções vão de homenagens ao extinto grupo Los Hermanos até o escritor paraibano Ariano Suassuna.

BLOCO DO EU SOZINHO
A ideia de tocar Los Hermanos em pleno período do Carnaval partiu dos integrantes da banda “Camelos Barbados”, que se reúne esporadicamente para tocar os sucessos do grupo. O nome do evento faz alusão ao segundo CD da banda carioca, lançado em 2001.

Por ser destinado a um público criterioso, o evento terá elementos de um bloco carnavalesco, mas as canções não serão modificadas. “O show vai ter a pegada do Carnaval, com a interação da banda com o bloco, flashes de marchinhas entre as músicas, etc... Mas buscamos ser discretos na questão do toque carnavalesco inserido nas músicas. Elas serão tocadas na íntegra. Não vamos mudar o ritmo”, explica Gustavo Machado, guitarrista da “Camelos Barbados”. Para garantir o conforto do público, os ingressos e as camisetas do evento são limitados.

Já a tradicional Banda do Galo, mais uma vez invade as ruas com o intuito de difundir a cultura pernambucana na capital amazonense. Este ano, o tema é “Suassuna e o Auto do Frevo”. “Escolhemos Ariano Suassuna primeiramente pelo seu falecimento (ano passado) e por sua ligação ativa com a cultura pernambucana. Além da figura que ele representa para o Brasil, foi um paraibano muito ligado à cultura pernambucana e adorado por esse povo” justifica Theo Alves, um dos organizadores do evento. 

Para ilustrar o tema e homenagear escrito, Theo planeja levar bonecos de Olinda para a avenida das Torres. “Fazemos tudo baseado na arrecadação. Queremos confeccionar dois bonecos de Olinda: um em homenagem ao Ariano e outro ao próprio Galo da Madrugada”, adianta. As bandas Casulo, Official 80, Cauxi Eletrizado e Adriano Arcanjo irão comandar o frevo em cima do trio elétrico.

Theo Alves ainda explica que os grupos de amigos que quiserem pular juntos no dia do evento, terão uma opção interessante. A campanha ‘Faça do Galo sua festa de confraternização’ propõe que as turmas que desejem permanecer juntas durante a festa tenham seu próprio bloco dentro da banda. Interessados tem até o próximo dia 20 de janeiro para entrar em contato com a organização e garantir área reservada, com direito a bar, mesas, banheiros, ambulatório e mais área reservada para crianças.

NOVIDADES
O Bloco do Cauxi Eletrizado, formado pelas bandas “Alaídenegão”, “Os Tucumanos”, “Cabocrioulo” e “Metaleira do Carnaval” faz a festa com novidade em 2015. O baixista da banda “Alaídenegão”, Agenor Vasconcelos, é um dos organizadores do evento e explica o que o público pode esperar no dia 16 de fevereiro.

“O evento começa às 16h. Serão três horas de marchinhas e frevos. Também vamos levar paródias feitas de maneira bem divertida para o Carnaval, além das músicas autorais. Vamos oferecer uma novidade que é o espaço para crianças: área de lazer com cama elástica e uma programação light no início da tarde pra quem quiser ir com a família” acrescenta.

TRADIÇÃO
Conhecida por seu teor humorístico, polêmico e politizado, a Banda da Bica traz este ano o tema “Na bica não tem conflito, votamos em careca e gostamos de periquito”, referências ao resultado das eleições estaduais de 2014 e ao episódio envolvendo mortes de pássaros na avenida Efigênio Salles. O tema foi escolhido pela diretoria da banda, formada por nomes envolvidos com a arte e a cultura local. O compositor da música é Américo Madrugada.

Neste ano, a banda sai no dia 7 de fevereiro, sábado magro de Carnaval. Segundo informações de uma das organizadoras, Ana Cláudia Soares, é provável que aconteça apenas um ensaio antes do grande dia, no dia 29 de janeiro.

A Banda da Bica acontece no entorno do tradicional Bar do Armando, na ocasião, a rua 10 de julho é interditada para os foliões. A expectativa de público para este ano está na casa dos 60 mil. As atrações ficam por conta das bandas Cauxi Eletrizado, Demônios da Tazmania e a bateria da escola de samba Reino unido da Liberdade.

Fonte: acritica.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas