João Moreira: o “guianense” de Manacapuru

30/01/2015 | Por: Deyvid Jhonatan
20 anos e uma convocação. Nem mesmo o próprio goleiro João Moreira poderia imaginar que com tão pouca idade, já teria passado por vários clubes. Muito menos que seria convocado pra seleção principal de um país.

Natural de Manacapuru, o jogador passou por Sul América, Holanda, Princesa do Solimões, Nacional e Penarol. Do clube de Itacoatiara, acabou indo jogar no Kingston, um time do Canadá. Voltou para a América do Sul em setembro de 2014 para consagrar-se no Slingerz FC, clube da Guiana.
(Estreando na 1ª divisão, o Slingerz foi campeão. Foto Divulgação)

Naquele ano, foi eleito o melhor goleiro da Liga Nacional (equivalente a “Série A do Brasileiro” na Guiana) após sua equipe ter sido campeã da competição. A seleção do país estudava a convocação de goleiros, e quando o nome de João foi cogitado, Collin Aaron (presidente do Slingerz) ajudou o jogador para conseguir a documentação necessária.

Graças as redes sociais, tive a oportunidade de conversar com o mais novo amazonense a ser convocado à uma seleção nacional principal.
(João Moreira ao lado do troféu de campeão nacional. Foto: Divulgação)

Você já foi convocado pra seleção da Guiana Inglesa, ou ainda estão buscando toda a documentação para de fato, poder ser chamado em algum momento?
João: - Sim, já fui convocado. Mas ainda não vou ser utilizado nesse primeiro jogo por não ter passaporte. Então já estão encaminhando os documentos para que eu dispute o segundo jogo no final de fevereiro.

São jogos pelas eliminatórias da CONCACAF ou ainda são amistosos?
João: - Teremos 3 jogos amistosos. E no final de março, o primeiro jogo classificatório para a Copa do Mundo 2018: Guiana x São Vicente e Granadinas.

Como foi pra você receber a convocação? Era algo que você já esperava?
João: - Após a final da Liga Nacional, o presidente do meu clube falou que iriam pedir a minha naturalização. Fui pra Manaus durante as férias, e no dia 20/01 fui chamado de imediato para iniciar os treinos no meu clube. Então em reunião na federação nacional, eles me comunicaram que eu iria fazer parte da equipe nacional.

Qual a reação da sua família, ao saber que você foi convocado? E dos torcedores de seu clube, o Slingerz FC?
João: - Bom, todos aqui já estão me tratando como cidadão da Guiana. Minha família, amigos e diretoria estão muito contentes com a convocação. Eu também, pois pra um jovem de 20 anos é uma surpresa.

Alguma mensagem para o povo amazonense?
João: - Apenas dizer que apesar de ser desprezado por alguns clubes do Amazonas, eu sou amazonense com orgulho. E onde eu estiver, levarei esse Estado comigo.
(Um belo troféu! Este, de melhor goleiro da Liga Nacional. Foto: Divulgação)

Foi difícil pesquisar sobre o futebol da Guiana, e mesmo sobre a seleção do país. Mas consegui encontrar algumas informações.

O país tem como esporte preferido o críquete. A seleção de futebol tem como resultado mais expressivo um 4ª lugar na Copa do Caribe de 1991 (competição equivalente a Copa América).

A partida que João não poderá disputar por falta de documentação é um amistoso contra Barbados. A última vez que as equipes se enfrentaram foi dia 07/10/2011, com os “Jaguares Dourados” (como é conhecida a seleção da Guiana) vencendo por 2 a 0.
(Amistoso internacional. Foto: Divulgação)

Em relação a partida pelas eliminatórias da CONCACAF contra São Vicente, João antecipou-se um pouco. O jogo não será no final de Março, mas sim no começo de Junho.

O que haverá no fim de Março será a 1ª fase da pré-eliminatória. A Guiana jogará somente a partir da 2º rodada, por possuir colocação no ranking de seleções melhor do que os países da 1ª fase. No dia 08/06, os “Jaguares Dourados” farão o jogo da ida fora de casa. Já no dia 16/06, fará o jogo da volta em casa.

A Guiana será comandada por Jamaal Shabazz. O treinador comandou a equipe nas eliminatórias para a Copa de 2014, até o país ser eliminado na 4ª fase em um grupo composto por México, Costa Rica e El Salvador. Essa foi a melhor campanha que o país já obteve na competição.
(Tabela de jogos da 1ª e 2ª fase das eliminatórias da CONCACAF pra Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Foto: Divulgação)

Como o próprio João disse na entrevista, alguns clubes do Amazonas não deram valor ao seu talento. Hoje, João é uma referência de seu clube e conseguiu uma convocação. Sim, é para uma modesta seleção de Guiana, mas tal feito continua sendo digno de parabéns.

Manacapuru parece mesmo querer ser o centro das atenções. Não bastou o gol que Marcelinho marcou ano passado pelo Ludogorets, em cima do poderoso Real Madrid na fase de grupos da Champions League. Agora, a Terra da Ciranda também possui um goleiro convocado pra uma seleção.

O futebol amazonense agradece. Que mais jogadores amazonenses consigam destaque mundo afora. E espero que um dia, João volte a atuar por um clube do Amazonas. Pois eu gostaria de escrever algo como:

“O goleiro João Moreira não poderá atuar pelo Campeonato Amazonense nesta rodada, pois o jogador encontra-se na Guiana, preparando-se para jogar as eliminatórias da CONCAC.


Fonte: redacaoesportiva.com

Comentários

Postagens mais visitadas