TJD-AM alega não ter sala para julgar jogador que agrediu idoso com garrafa

Há exatos 12 dias o Campeonato Amazonense recebeu a partida entre Nacional e Princesa do Solimões. Na noite, o clássico terminou com cenas lamentáveis de violência. Na ocasião, o jogador Nando acertou uma garrafa d'água no rosto do torcedor Délcio Pacheco (Japiim), de 68 anos. O caso ainda não foi julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-AM) e não houve agendamento na justiça comum, já que o fato foi registrado em delegacia de Polícia, em Manaus. 

Por quê? De acordo com o presidente do TJD-AM, André Oliveira, o tribunal e a Federação Amazonense de Futebol (FAF) não têm se reunido desde o ano passado porque a entidade passa por reforma e a sala onde antes eram debatidas as questões judiciais não está disponível para uso.

- A Federação Amazonense de Futebol, desde o ano passado, até por conta da Copa do Mundo, tem se reestruturado fisicamente e, o nosso espaço, que era no 3º andar, não existe mais. Tem uma série de materiais de construção lá e eu fui convidado a não usar mais o 3º andar - afirmou o presidente do TJD-AM, André Oliveira.

Torcedor ainda sofre sequelas
Japiim, torcedor atingido com garrafa d'água, é figura conhecida nos estádios. Quase caricato, o senhor é reconhecido no meio de todas as torcidas e atletas. É bastante pertinente, é verdade. É torcedor. No dia 12, ao fim de Nacional e Princesa, aparece em imagens próximo ao grupo de torcedores que xingavam e atiravam objetos no campo em direção aos atletas e diretores do Princesa. Na confusão, Nando, que acabara de ser expulso por acertar um soco num jogador, se irrita e atira de muito perto a garrafa. 

- Nunca queira ser atingido como eu fui. Ainda sinto dores no ouvido e na cabeça. Passei aproximadamente cinco dias sem enxergar e até hoje ainda não enxergo direito. Ainda não estou 100%. Vou cobrar da justiça porque quero que ele seja punido – disse Japiim, que ainda aguarda posicionamento da justiça comum. 

Enquanto isso, sábado tem jogo. O Princesa vai enfrentar o São Raimundo, na Colina. Nando pode ir para campo.

- Até o julgamento ele está livre para continuar jogando – explicou o diretor de futebol da FAF, Ivan Guimarães.

Nando é reincidente 
Na final do Campeonato Amazonense de 2014, também contra o Nacional, o atacante do Princesa chutou na cabeça do centroavante do Naça, Leonardo, que saiu desacordado do estádio. Por causa dos chutes e agressões sofridos, Leo teve que fazer cirurgias e hoje tem cinco placas de titânio no rosto.

Na época, Leonardo não denunciou na Polícia. E, no TJD-AM, Nando foi punido e deveria ficar longe dos gramados por até 20 jogos. No entanto, um mês depois o próprio tribunal acatou uma medida cautelar da diretoria do Princesa, que pedia o efeito suspensivo da decisão com a pena revestida em cestas básicas.

Comentários

Postagens mais visitadas