Terceiro colocado do Campeonato Amazonense está na semifinal, mas vice-líder não

A três rodadas do final da fase classificatória, o Campeonato Amazonense tem dois times assegurados, matematicamente, nas semifinais: o líder Nacional e o terceiro colocado, o Fast Clube. O vice-líder, Princesa do Solimões, que tem a mesma pontuação do Rolo Compressor, precisa de um ponto para se garantir na segunda fase. Isso porque, pelos critérios de desempate do regulamento do Estadual, o Tubarão leva vantagem no confronto direto com o Tricolor, que mesmo com uma vitória a mais (10 a 9), está atrás na tabela.

A classificação matemática do terceiro colocado antes mesmo do vice-líder se garantir na semifinal ocorre porque o São Raimundo, quinto colocado com 22 pontos, pode igualar os 31 pontos de Fast e Princesa - e chegar a dez vitórias. E, conforme o regulamento da competição, caso mais de duas equipes empatem em número de pontos, o primeiro critério de desempate passa a ser o número de vitórias, seguido pelo saldo de gols, gols marcados, confronto direto e, por último, sorteio, respectivamente. Quando apenas dois times atingem a mesma pontuação, como ocorre atualmente, a classificação segue a ordem: confronto direto, número de vitórias, saldo de gols, gols marcados e, por último, sorteio.

Assim, caso Fast Clube, Princesa e São Raimundo empatem em 31 pontos, o Tubarão levará a pior por ter uma vitória a menos e ainda poderá ser ultrapassado pelo Penarol, que tem 27 pontos e pode chegar aos 36. Nesta situação, matematicamente possível, o Princesa do Solimões pode ficar de fora da semifinal, caso não consiga mais pontuar. Já o Fast Clube, mesmo que perca os últimos três jogos e não faça mais nenhum ponto, está garantido na semifinal do Estadual.

Fonte: d24am.com

Comentários

Postagens mais visitadas