Final do estadual pode consagrar 1º amazonense a marcar gol na Arena

Construída para ser uma das sedes da Copa do Mundo no Brasil, a Arena da Amazônia, em Manaus, foi inaugurada no dia 09 de março, quando Nacional e Remo empataram em 2 a 2 pela partida de volta da 2ª fase da Copa Verde. De lá para cá o estádio sediou outros 14 jogos oficiais. Ao longo deles, nenhum tento foi assinado por jogadores nascidos no Amazonas. 

Titular absoluto no Tubarão, Edinho Canutama pode ser o primeiro amazonense a balançar as redes da Arena da Amazônia (Foto: Gabriel Mansur)
O tabu pode finalmente ser quebrado neste sábado, quando o estádio recebe o confronto entre Nacional e Princesa, válido pelo jogo de volta da grande final do campeonato estadual. Em análise de atletas das duas equipes, 14 deles nasceram no Amazonas. Destes, uns tem mais chances que outros. No fim, no entanto, o que vale é o gol amazonense. Será que sai?

Pelo Leão da Vila Municipal são seis representantes: o lateral Andrézinho, o zagueiro Luan, os meias Railson e Fininho, e os atacantes Weverson e Thiago Verçosa. 

Já o Tubarão do Norte aparece com oito nomes: os meias Deucinei, Baé, Fininho Manacá e Juan, os defensores Emerson e ítalo, e os atacantes Nando e Edinho Canutama.

Nem tantas chances assim...
Pela quantidade de jogadores, pode-se dizer que as chances de ocorrer o primeiro gol amazonense no estádio são relativamente altas. No entanto, a história pode não seguir o óbvio. Apesar de, juntos, os rivais contarem com mais de um time completo de atletas barés, é provável que a minoria inicie entre os 22 titulares em campo. 

'Favoritos ao título'
Enquanto na equipe de Manacapuru o treinador Zé Marco confirmou apenas Edinho Canutama e Deucinei no início da partida como titulares, no Mais Querido os mais prováveis são o meia Fininho e o lateral Andrézinho. O restante deve entrar na segunda etapa ou até mesmo ficar de fora da decisão. 

Já teve amazonense marcando, mas não valeu
Além dos 18 jogos oficiais, o estádio recebeu ainda alguns amistosos. O Torneio Super Séries, que reuniu Flamengo, Vasco e São Paulo, por ser fora de temporada, não contou como evento oficial. Outra partida que aconteceu na Arena em 2015 foi um amistoso entre os Amigos do José Aldo e Amigos do Delmo. Na ocasião, tanto o campeão do UFC quanto o ex-jogador, ambos amazonenses, marcaram gol. Mas era partida comemorativa... O oficial, mesmo, ainda é tabu. 

* Por Gabriel Mansur (sob supervisão de Isabella Pina)

Comentários

Postagens mais visitadas