Por meio de votação, clubes aprovam Amazonense de 2016 com 15 times

Nacional e Princesa disputaram a final do Amazonense deste ano (Foto: Marcos Dantas)
O Campeonato Amazonense de 2016 deverá ter a participação de 15 equipes, cinco a mais da atual forma de disputa. Pelo menos essa é a intenção Associação dos Clubes Profissionais do Estado do Amazonas (ACPEA). Em reunião realizada nesta quinta, na sede do Rio Negro, no Centro de Manaus, ficou decidido, após votação, que a entidade fará a proposta para a federação. 

De acordo com o presidente da ACPEA, Cláudio Nobre, a decisão de ter 15 equipes no estadual de 2016 foi tomada após votação por parte dos dirigentes das 12 agremiações que participaram da reunião. A favor de aumentar o número de participantes do estadual votaram São Raimundo, Tarumã, Operário, Nacional, CDC Manicoré, Rio Negro e Sul América. Contra votaram Fast, Manaus FC, Nacional Borbense, Iranduba e Penarol. Outros três equipes filiadas à associação, Holanda, Princesa e Cliper, não participaram da reunião.

- A decisão foi tomada em uma votação polêmica, com sete votos a favor e cinco contra. Portanto, o campeonato do ano que vem vai ter 15 times. Essa decisão foi registrada em ata e vai ser repassado para a federação – explicou Cláudio Nobre.

O dirigente explicou que será formada uma comissão para elaborar outras questões como forma de disputa, calendário e outras medidas para o Estadual de 2016. Integram essa equipe o próprio presidente Cláudio Nobre, que é vice-presidente do Fast, o presidente do Rio Negro, Thales Verçosa, e o vice-presidente do Nacional Borbense, Mário Ivan.

O diretor técnico da FAF, Ivan Guimarães, disse que ainda não tomou conhecimento da proposta e que a federação aguardará manifestação por parte da associação.

- Não vou comentar a matéria. Vamos esperar para ver o que eles decidiram – limitou-se Ivan Guimarães.

Sugestões da associação acatadas
Desde que foi criada, ano passado, a Associação de Clubes Profissionais do Amazonas (ACPEA) tem elaborado propostas para o futebol local e a maioria tem sido acatada pela Federação Amazonense de Futebol (FAF). Entre as medidas indicadas pela associação estão, neste ano, um campeonato estadual mais longo, com 18 rodadas. Além disso, também sugeriu a realização de outra competição no segundo semestre, a Copa Amazonas, que deve começar no início de outubro.

Comentários

Postagens mais visitadas