Copa Amazonas será teste para novos jogadores e técnicos

Destaque do Fluminense na década passada, Fábio Bala voltou ao futebol local em 2011 para jogar na equipe do Penarol.Foto: Divulgação Penarol
A menos de um mês da abertura da 1ª edição da Copa Amazonas, no dia 10 de outubro, os cinco clubes participantes – Fast Clube, Manaus FC, Operário, Holanda e Nacional Borbense – vão utilizar, na maioria, jogadores das categorias de base para o torneio profissional para reduzir despesas. Em dois times será o batismo de fogo para novos técnicos. Com duração de apenas 20 dias, a recém-criada Copa garante ao campeão a segunda vaga do Estado na Copa Verde de 2016. A primeira é do Nacional, atual bicampeão amazonense.

Em 2014, o Holanda foi rebaixado na Série A do Estadual junto com o Sul América. Neste ano, foi a vez do Rio Negro e Operário sofrerem o descenso. Mas a extinção da Segundinha, em abril, cortou uma das finalidades da Copa Amazonas, que era de servir de nova divisão de acesso e acabou com a obrigatoriedade de disputar o torneio. Mesmo assim, Laranja e Sapão decidiram entrar na seletiva com expectativa de debutar na competição regional, que classifica para a Copa Sul-Americana.

O presidente em exercício do Holanda, Leão Braúna, afirmou que o investimento do clube de Rio Preto da Eva (a 47 quilômetros de Manaus), deve ficar em R$ 50 mil nos meses de pré-temporada e do torneio. Há duas semanas em treinamento provisório na capital, a equipe está mais adiantada na preparação.

“Na quarta-feira (9), o grupo fez o primeiro treino com bola. Ainda iremos fazer seletivas em Rio Preto, mas o elenco está quase todo formado. O técnico é o mineiro Alencar Viana, que ainda não trabalhou em nenhum clube do Amazonas”, explicou Braúna.

O Holanda vai mesclar a base do elenco, formada por jogadores dos times juvenil e juniores, com profissionais experientes e conhecidos dos torcedores locais. Entre os quais, os ‘caseiros’ lateral-esquerdo Marcos Pezão, que defendeu o próprio Laranja há dois anos, o atacante Fábio Bala, que teve passagens no Fluminense, Grêmio e Avaí antes de retomar a carreira no Amazonas pelo Penarol, de Itacoatiara, em 2011, e o volante Diogo, ex-América e Nacional.

“Contratamos um meia veterano também, com o apelido de Vaca, com mais de 30 anos de idade, e vindo do Acre. Estamos com 15 jogadores no grupo e iremos fechar com 25”, afirmou o dirigente.

Nos outros dois representantes do interior da Copa Amazonas, a movimentação está mais lenta. Em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), o Operário anunciou a contratação do técnico Marquinhos Pitter, que volta ao clube que estreou como treinador em 2010. No currículo, ele também comandou o time do Princesa do Solimões ao título histórico no Amazonense, em 2013, e nos dois anos seguintes conseguiu ser vice-campeão, pelo mesmo Tubarão (2014), e chegou às semifinais do Estadual, pelo Penarol, de Itacoatiara (2015).

“Apesar das dificuldades que o clube passou (salários atrasados no Estadual deste ano), decidi aceitar o convite por ter sido o primeiro clube que me lançou como treinador. Devemos começar a pré-temporada, na próxima terça-feira, em Manacapuru, inclusive, já entrei em contato com o goleiro Rascifran, os zagueiros Thiago Brandão e Piru, lateral-direito Clemilon, o volante Baé e o meia Toró”, declarou Pitter, que trabalhará o restante do elenco com os jogadores de Juniores do Sapão.

Pelo Nacional Borbense, elenco e comissão técnica, na teoria, estão todos em andamento. Mas, na prática, o time começa a pré-temporada apenas 20 dias antes da estreia contra o Manaus FC, no dia 17 de outubro. O Camaleão folga na primeira rodada da Copa.

Jogador do time de Borba no Estadual de 2015, o volante Alberoni decidiu pendurar as chuteiras e iniciar a carreira de treinador no Naça do interior. Outro membro da comissão técnica conhecido será Roberley Assis, que assumiu, neste ano, o comando do Rio Negro, após o pedido de demissão do treinador Sérgio Duarte. Ele será o preparador físico. “Traremos de volta alguns jogadores do Estadual, como o Fininho (xará do ex-meia do Nacional) e o Neto Cabeção (atacante). O restante será dos Juniores”, explicou o diretor de futebol do clube, Mário Ivan, que para economizar no deslocamento do time manterá o treinamento em Manaus, onde praticamente todos os jogos serão realizados.

Clubes da capital : Fast Sub-20 e Manaus misterioso
Na alternativa mais econômica, o Fast Clube não fará nenhuma contratação de jogadores profissionais veteranos. O time Sub-20 que conquistou o título inédito para o Amazonas da Copa Norte da categoria, em Belém (PA), no dia 30 de agosto, é que irá disputar a seletiva pelo Tricolor. A comissão técnica liderada por Darlan Barroso também será mantida para a Copa Amazonas.

Antes do torneio regional, os jovens atletas do Rolo Compressor estreiam, no dia 22 deste mês, diante do Cruzeiro, na Copa do Brasil Sub-20, no Estádio da Colina, em Manaus. Caso a equipe amazonense não perca por dois ou mais gols de diferença da Raposa, dentro de casa, terá o jogo de volta, no dia 30, em Sete Lagoas (MG), com chance de avançar de fase. Apesar dessa possibilidade, o vice-presidente do Fast, Cláudio Nobre, não vê problemas em conciliar as duas competições. “Vamos dar um jeito. O time está um pouco na frente (em preparação) que os demais (clubes) por ter conjunto. Mas, lógico que contra um time mais adulto ainda não é parâmetro”, comentou.

Há um mês, o Manaus FC apresentou a nova presidência, com a ex-mandatária do Penarol, Patrícia Serudo, assumindo o posto maior do clube. Na ocasião, Igor Cearense, que foi jogador e técnico das categorias de base do Leão Azul, também deixou Itacoatiara para ser, pela primeira vez, treinador de um time profissional.

Ao lado do experiente preparador físico Ronaldo Sperry, o comandante do Gavião do Norte estava, na última semana, avaliando jogadores do Sub-20 do clube para a Copa Amazonas. Os treinos começam nesta segunda-feira, quando os profissionais contratados serão revelados.

“Vamos fechar o elenco em 22 jogadores, sendo de seis a sete com experiência no profissional. Por ser uma competição curta, de apenas 20 dias, não há necessidade de ter mais (atletas)”, explicou a presidente.

Fonte: d24am.com

Comentários

Postagens mais visitadas