Sete edições, nenhum acesso: na D, retrospecto de times do AM desanima

O Nacional até tentou. Investiu num elenco caro, e confiou na boa campanha que fez no estadual. Mas não conseguiu. Nessa segunda perdeu em casa para o Rio Branco-AC e viu o sonho do acesso à Série C ir embora mesmo restando duas rodadas para o final da 1ª fase da da quarta divisão. A frustração de uma campanha ruim não é novidade para os torcedores amazonense. Num retrospecto das sete edições da divisão, nenhum time conseguiu o acesso. Quem chegou mais perto foi o América, em 2010. Mas no ano seguinte a equipe fechou as portas.
América-AM tem o destaque de ter realizado melhor campanha do Amazonas na Série D (Foto: GloboEsporte.com)
De 2009 até a atual temporada, quatro times, sendo dois da capital e dois do interior, representaram o estado na competição. Curiosamente, o clube baré que ganha destaque pelo melhor rendimento encerrou suas atividades em 2011: o América-AM. Na temporada de 2010, o Mequinha, comandado por Sérgio Duarte, seria o primeiro amazonense a obter o acesso à C. No campo, ficou com o vice-campeonato, mas foi punido por escalar jogadores irregulares diante do Joinville, em partida válida pelas quartas de finais. Por conta da punição, o adversário ganhou o acesso de bandeja.

Além da boa campanha do Mequinha, o Amazonas alcançou, no máximo, as oitavas de finais em três oportunidades. No ano de estreia, o Leão da Vila Municipal foi eliminado para o Cristal, após derrota por 5 a 2 em Manaus (havia empatado fora de casa). Em 2011, na mesma fase, o Penarol sucumbiu diante do Independente, do Pará. A última vez que um representante do estado passou da fase classificatória foi em 2013, de novo com o Naça. Na oportunidade, o time acabou desclassificado para o Salgueiro após duas igualdades.

Relembre as campanhas amazonenses na Série D

Nacional (2009)
Na primeira edição da Série D, o Nacional integrou o Grupo 1, ao lado de Gênus e Roraima. Com três vitórias e uma derrota, a equipe somou nove pontos e avançou com moral às oitavas de final. 

Na fase seguinte, contra o Cristal-AP, o time de Manaus buscou um empate por 1 a 1 fora de casa, no estádio Glicério Marques, pelo jogo de ida das oitavas. No entanto, o Leão da Vila Municipal perdeu por 5 a 2 no duelo de volta, no antigo Vivaldão, em Manaus.

América (2010)
A campanha do América marca até hoje o melhor rendimento do Amazonas na quarta divisão. Na fase classificatória, após duas vitórias, três empates e uma derrota, o time comandado por Sérgio Duarte somou nove pontos, avançando à 2ª fase na vice-liderança do Grupo. O Remo se classificou em primeiro. 

No fim, a equipe perdeu a vaga à terceira divisão por conta de escalação de jogadores irregulares diante do Joinville, que ficou com o acesso. A punição ocorreu depois que o campeonato já havia terminado.

Nacional e Penarol (2011)
A temporada de 2011 é marcada por ter sido a única vez que o Amazonas teve dois representantes na Série D: Nacional e Penarol integraram o Grupo 1, ao lado de Cuiabá - MT, Plácido de Castro-AC e Vila Aurora -MT. Com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, o Leão da Velha Serpa somou 14 pontos e representou o estado nas oitavas. O Nacional ficou na 4ª posição e caiu ainda na primeira fase.

Na fase seguinte, o Penarol, apesar de ter vencido o primeiro jogo, em Itacoatiara, por 1 a 0, não foi páreo para o Independente-PA, que venceu o confronto da volta por 3 a 1, eliminando a equipe itacoatiarense do torneio.

Penarol (2012)
Após ser bicampeão amazonense (2010 e 2011), a equipe de Itacoatiara entrou com mais moral e um pouco mais de experiência na 2ª vez que disputava a Série D. Mas apenas na teoria. No papel, o time foi eliminado ainda na fase classificatória, depois de acumular cinco derrotas e apenas três vitórias.

Nacional (2013)
Em 2013, o Nacional mais uma vez realizou uma boa campanha na primeira fase e se classificou em primeiro, após cinco vitórias e três derrotas. Nas oitavas, o time manauara encarou o Salgueiro e deu esperança aos torcedores após empatar em 0 a 0 o jogo de ida, fora de casa. Na volta, mais um empate, em 2 a 2, resultado que eliminou a equipe.

Princesa (2014)
Na edição passada, o Tubarão do Norte participou pela primeira vez da Série D. Na oportunidade, o time foi para a última rodada da primeira fase precisando apenas de um empate contra o Santos-AP para confirmar a classificação histórica às oitavas. Porém, o resultado foi negativo. No estádio da Colina, em Manaus, o Princesa foi derrotado por 3 a 2, com direito a gol de goleiro, dando adeus ao sonho do acesso.

Nacional (2015)
Ainda restam duas rodadas para o encerramento da fase classificatória da Série D, mas já é possível afirmar que essa é a pior campanha do Amazonas na competição. Com reforços de nome e uma das maiores folhas salariais da competição, o Nacional, em seis jogos, somou apenas quatro pontos até o momento, sendo eliminado com duas rodadas de antecedência.

Por Gabriel MansurManaus, AM

Comentários

Postagens mais visitadas