Governo do AM garante à FAF estádios no primeiro semestre

Campeão estadual deste ano, Nacional já se declarou contrário a proposta de alteração do início do Amazonense.Foto: Eraldo Lopes
Uma reunião entre Federação Amazonense de Futebol (FAF), Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Comitê Organizador Manaus 2016 definiu, na manhã desta segunda-feira (16), os prazos de liberação para uso dos estádios Ismael Benigno (Colina), Carlos Zamith e Arena da Amazônia no próximo ano. A definição das datas veio após o imbróglio quanto ao adiamento do Campeonato Amazonense para o segundo semestre de 2016.

Ficou estabelecido que a Arena da Amazônia funcionará normalmente de 1º de fevereiro a 30 de maio. Já a Colina e o Zamith estarão disponíveis entre 1º de fevereiro e 15 de junho. Segundo o secretário executivo da Sejel, Ricardo Marrocos, no entanto, a data oficial de entrega das praças esportivas para o Comitê Organizador Rio 2016 será 1º de julho. 

Para o diretor-técnico da FAF, Ivan Guimarães, o objetivo da reunião era se respaldar quanto a possíveis acusações por parte dos clubes de que o Estadual precisará ser adiado por falta de estádio. “Fui à reunião com o objetivo de evitar que injustiças sejam cometidas no futuro, para não jogarem culpa em cima de quem não tem e para mostrar que os estádios estão disponíveis, sim”, declarou. “Se existir outro motivo para quererem adiar o campeonato, aí quem vai ter a palavra final é o presidente da federação”.

Guimarães acredita que, mesmo não tendo o poder de decisão sobre a situação, a Associação dos Clubes Profissionais do Estado do Amazonas (Acpea) precisa ter uma boa justificativa para alterar o calendário de competições. “Falo por mim, agora, não pela FAF, mas acho que não se pode mudar simplesmente para fazer uma aposta, para ver como vai ser. Não estamos mais no momento de tentar algo e pagar para ver. Já pagamos muitas vezes e não vimos nada”, disse. “O motivo do adiamento, se houver, tem que ser melhor do que ‘porque eu quero’ ou ‘vamos tentar, se não der a gente volta atrás’”.

Em resposta às declarações de Guimarães, o presidente da Acpea, Cláudio Nobre, que insiste no adiamento do campeonato, disse que não há confiabilidade por parte dos clubes de que as datas anunciadas após a reunião serão mantidas pelo Estado. Ele acredita, também, que o presidente da FAF, Dissica Valério Tomaz, acatará o que a maioria das agremiações decidir. “Eu duvido muito que o Dissica decida ir contra o que a Acpea propõe. Se ele fizer isso, estará assinando um atestado de ditadura”.

Fonte: d24am.com

Comentários

Postagens mais visitadas