FAF propõe triangular com Nacional, Princesa e Fast no 1º semestre de 2016

Princesa, Fast e Nacional podem disputar triangular no primeiro semestre (Foto: GloboEsporte.com)
Nacional, Princesa e Fast são as únicas equipes do Amazonas com calendário para o primeiro semestre de 2016. Com o Campeonato Amazonense adiado para o segundo semestre, o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Dissica Valério Tomaz, sugeriu aos três clubes a disputa de um triangular para a 2ª quinzena de fevereiro. Ainda segundo Dissica, o assunto foi acordado entre os envolvidos e tem como principal objetivo dar ritmo de jogo. O Fast disputa a Copa Verde, o Princesa compete na Copa do Brasil, e o Nacional, além das duas competições, está confirmado na Série D do Campeonato Brasileiro (mas no segundo semestre).

- Nós acordamos com o Fast e o Princesa, e também com o Nacional, pois já conversei com o Mário (Cortez, presidente do clube), para realizarmos um ou dois triangulares nesse primeiro momento. Até para que os clubes possam jogar, em vez de ficar apenas treinando. A intenção é que a torcida possa se identificar com os jogadores nesses jogos que pode acontecer entre os três clubes: Fast, Nacional e Princesa. Amistosos mesmo. Vamos criar um nome qualquer, mas o objetivo é para que eles possam se movimentar e chegar nas competições nacionais com mais ritmo de jogo - disse Dissica, que acrescentou que o torneio pode receber uma segunda edição no mês de março.
Dissica sugeriu triangular para as equipes com calendário no primeiro semestre de 2016 (Foto: Gabriel Mansur)
Questionado sobre a possível realização do campeonato, o vice-presidente do Tricolor de Aço, Cláudio Nobre, mencionou que ainda não está muito por dentro do assunto. No entanto, aprovou a ideia. Vale lembrar que o Rolo Compressor é o time que entra mais cedo na Copa Verde, no dia 06 de fevereiro, contra o Águia de Marabá, pela fase preliminar.

- Isso (triangular) foi falado há pouco, no final da reunião. A gente ainda nem conversou muito sobre isso, então não tem muito o que falar. É apenas uma conjuntura. O Fast é o primeiro que entra na Copa Verde, primeiro dia 06 de fevereiro, e depois dia 17 de fevereiro. Mas caso seja confirmado isso é bom. As equipes manterão o ritmo de jogo - mencionou o dirigente fastiano.

A pauta foi discutida nesta quarta-feira, durante reunião arbitral entre FAF e Associação dos Clubes Profissionais do Estado do Amazonas (ACPEA), realizada na sede da entidade máxima do futebol local, no Centro de Manaus. No encontro, outros assuntos vieram à tona, porém com poucos imbróglios confirmados. Inclusive, a única definição foi sobre o calendário da categoria de base. A tabela será divulgada nesta sexta. 

Na reunião estavam presente Thales Verçosa (Rio Negro), Patrícia Serudo (Manaus), Mozart Luiz (São Raimundo), Isac Cunha (Cliper), Antônio Policarpo (Tarumã), Leão Braúna (Holanda), Cláudio Nobre (Fast), e Modesto Alexandre (Princesa do Solimões), além dos representantes da FAF, Dissica Valério e Ivan Guimarães. O presidente do Sul América, Luiz Costa, compareceu, mas não pôde participar da reunião por conta de uma intimação do TJD-AM.

Em conversa com o GloboEsporte.com, Dissica comentou os principais tópicos debatidos na reunião. Confira abaixo.

Campeonato Amazonense 2016
Nós temos tempo para definir. Uma coisa é clara: o regulamento não pode ser mexido. Se tiver alguma exceção dentro da lei nós vamos discutir. E vamos discutir a parte de tabela, regulamento definitivo, apesar de já ter esse vigente, a partir do momento em que se aproxime a competição. A gente tem consciência que é preciso cumprir o que é legal.

Profut
Eu voltei da CBF na segunda, e lá está sendo trabalhado pelos grandes clubes, e também pela CBF, a dilatação do prazo do Profut. Se eu abrir as inscrições do clube para o Campeonato Amazonense agora, quantos clubes vão ter a condição de se inscrever? Isso não pode ser levado de forma riígida, temos que priorizar os clubes profissionais. Vamos dilatar o prazo para inscrição do profut, para podermos viabilizar o maior número de clubes possíveis.

Suspensão de Luiz Costa
O tribunal que precisa dizer, eu não tenho condição de dizer nada. Mas a punição é ao Luiz Costa, não ao Sul América. A instituição Sul América pode participar com qualquer outra pessoa. A figura do presidente, que fez um comentário que o TJD considerou indevido, e tomou as providências. Não compete a mim, e sim ao TJD.

Categoria de base do Amazonas
O calendário será divulgado na sexta-feira, com todas as categorias. Infantil, Juvenil e Juniores. Vai começar no primeiro semestre. O Juniores foi antecipado, para chegar de base para os clubes que vão disputar o Campeonato Amazonense.

Problemas com o BID dos atletas da base
Sempre houve necessidade de BID. Nós, que nos últimos dois anos, não fazíamos essa exigência de jogadores aleatórios. Nós decidimos esse ano que as categorias de base precisariam do BID. E já é obrigatório. Todos os jogadores a partir de 16 anos precisam estar no BID da CBF. Isso é uma determinação. Nós não adotávamos, mas agora é diferente. Precisamos cada vez mais nos enquadrar na lei.

Comentários

Postagens mais visitadas