O início do futebol do Flamengo

A equipe do Flamengo em 1912 antes de disputar a partida contra o Paissandu.
Se na época da fundação do Flamengo o remo reinava absoluto como esporte favorito dos cariocas, em pouco tempo outra modalidade começou a rivalizar pela preferência do público: o futebol. E o Flamengo estava predestinado a ter papel de protagonista nesta nova paixão nacional.

Em 1911, houve um desentendimento interno no Fluminense. Alguns jogadores falavam em trocar de clube, enquanto outros até mesmo pensavam em abandonar o futebol. Foi quando Alberto Borgerth, um dos jogadores do Fluminense, fez a proposta de criar uma seção de futebol no Flamengo, onde já era remador. A ideia foi aprovada e, no dia 8 de novembro daquele ano, foi criado o Departamento de Esportes Terrestres rubro-negro.

A nova equipe chamava a atenção e dava os primeiros passos para ganhar enorme popularidade treinando na Praia do Russel. Em 3 de maio de 1912 acontece a primeira partida do Flamengo: uma grande vitória de 15 x 2 sobre o Mangueira, no campo do América. A escalação rubro-negra naquele jogo foi Baena, Píndaro e Nery; Coriol, Gilberto e Galo; Bahiano, Arnaldo, Amarante, Gustavo e Borgerth. 

Não demorou muito para vir o primeiro título: em 1914 o Flamengo ganhou seu primeiro Campeonato Carioca. A conquista veio com uma rodada de antecedência, após a vitória de 2x1 sobre o Fluminense. Riemer fez o gol do título.
A primeira camisa do futebol foi a "Papagaio de Vintém", quadriculada em vermelho e preto. Em 1914, a equipe passou a atuar com a "Cobra-Coral", que tinha listras horizontais rubro-negras convivendo com listras mais finas brancas e foi utilizada pela equipe do primeiro título estadual (foto abaixo). O Manto Sagrado passou a ter apenas listras horizontais vermelhas e pretas a partir de 1916, quando o novo uniforme estreou em uma vitória de 3x1 sobre o São Bento, de São Paulo.

Fonte: flamengo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas