Amazonense 2016: torneio começa em agosto e ainda não tem fórmula

Sem tabela, regulamento e números definido de times, campeonato é ameaçado pelo Estatuto do Torcedor. Maioria das equipes sequer iniciou a temporada
A 100ª edição do Campeonato Amazonense ainda vive um cenário de completa incógnita. A certeza até o momento é de que a disputa terá início em agosto, sem uma data estipulada. De acordo com a Associação dos Clubes Profissionais do Estado do Amazonas (ACPEA), a competição deve contar com 15 times com disputa em 20 datas, o que forçaria o Barezão a iniciar até o dia 21 para que o representante amazonense na Série D (campeão) seja indicado à CBF em tempo hábil, no caso, 31 de outubro.

O formato da competição seria parecido com o deste ano. Os clubes jogariam todos contra todos na primeira fase e os melhores classificados disputariam o mata-mata. A diferença estaria no número de rodadas e classificados à fase seguinte. Seriam sete jogos por rodada, com um time de folga e os oito melhores avançariam às semifinais.

As informações condicionais se devem ao fato de que nem mesmo os clubes sabem se este será de fato o formato da competição, uma vez que a reunião do conselho arbitral, que vai selar estes detalhes, ainda não aconteceu e nem tem data marcada para ocorrer, de acordo com o Diretor Técnico da FAF, Ivan Guimarães. 
Arena da Amazônia ficará orfã do estadual no primeiro semestre (Foto: Divulgação/Secom)
Para completar a epopeia em que se transformou o Estadual de 2016, o Estatuto do Torcedor proíbe, em seu Artigo 9º, "proceder alterações em regulamento com menos de dois anos de vigência" e vale lembrar que o regulamento de 2015 já havia sofrido alterações em relação ao de 2014, o que, portanto, infringiria o estatuto, apesar de os clubes já estarem certos sobre a vontade de realizar a competição no novo formato. A Federação Amazonense de Futebol já sinalizou que irá aprovar a fórmula elaborada pelos clubes.

- Os clubes organizam o campeonato, e faremos da maneira como eles decidirem - declarou o presidente da entidade, Dissica Valério Thomaz, na época em que o Estadual no segundo semestre foi anunciado.

Vale ressaltar ainda que a decisão de levar a competição para a segunda metade do ano foi dos próprios clubes, que optaram pela alternativa após uma votação. Nacional, Iranduba, Princesa, Holanda e Rio Negro queriam o torneio no primeiro semestre. O CDC Manicoré foi a única equipe que não participou da reunião, realizada no dia 25 de novembro, na sede da federação, no Centro de Manaus. A justificativa é que não haveria tempo hábil para que os times arrecadassem patrocínios para montar seus clubes no primeiro semestre.

Veja como os clubes estão se preparando
NACIONAL
Atual bicampeão amazonense, o clube é o único que já tem técnico e time confirmados para a temporada. Foram 22 reforços contratados até o momento e três jogadores mantidos da base de 2015, além da contratação do treinador Heriberto da Cunha, o "Mr. Acesso", candidato a salvador da pátria no Leão. O clube ainda mira outros reforços.
Elenco do Nacional apresentado para este ano (Foto: Paulo Rogério)
A equipe já realizou inclusive amistosos de preparação para a Copa Verde, que inicia no dia 9 de Março para o Leão da Vila Municipal, que pega o Santos-AP. Copa do Brasil, onde o adversário será o Dom Bosco-MT e a Série D, que ainda não teve sorteio de chaves, também estão no calendário do time.

O maior desafio será conciliar o Campeonato Brasileiro, principal objetivo do clube na temporada e o Estadual, que pode acabar sendo o salvador do ano, caso as coisas não saiam como planejado na D. O conflito no calendário pode acontecer caso a competição nacional tenha início em julho, assim como foi em 2015. Esse foi, inclusive, um dos motivos para o Leão ter votado contra o Amazonense no segundo semestre. O clube acabou sendo voto vencido e agora vai ter que se virar.

PRINCESA DO SOLIMÕES
Desde 2013 rivaliza com o Nacional na disputa pelo título, mas vive um 2016 de incertezas. Sem Rapahel Maddy, que vinha sendo um dos pilares estruturais do clube, e que decidiu se afastar da agremiação em 2015, o Tubarão apostou na manutenção de grande parte da base que disputou o último Barezão para a Copa do Brasil, competição na qual o adversário será a Chapecoense. A preferência por jogadores que já estiveram no clube acabou prevalecendo, uma vez que o clube busca cortar custos.
Princesa manteve parte da base de 2015 (Foto: Gabriel Mansur)
Nesta quarta-feira a espera dos torcedores do Tubarão finalmente terminou. O secretário da equipe, Modesto Alexandre, confirmou um pacotão de 17 reforços - já de contratos assinados - visando a competição nacional. Ainda segundo o dirigente, o treinador Zé Marco, que comandou o time no Campeonato Amazonense de 2015, deve assinar até o final desta semana.

FAST
A base que neste momento compõe o Fast vem do time que disputou e venceu o Campeonato Amazonense de Juniores em 2015, que voltou a ser campeão na Copa Norte Jr e que caiu na primeira fase da Copa São Paulo, já este ano. Entre as novidades, o clube apresentou quatro novas contratações. Todos são amazonenses e um deles é o centroavante Geraldo Rocha, de 21 anos, que jogou no Náutico por três anos.
Elenco do Fast para a Copa Verde. Até o Estadual muita coisa pode mudar (Foto: Silvio Lima)
Darlan Borges está confirmado para comandar a equipe na Copa Verde, dia 6 de fevereiro, contra o Águia de Marabá-PA, mas após o fim da competição o Rolo Compressor só voltará a ter calendário em agosto, no Estadual. Até lá, é difícil prever quem vai e quem fica.

PENAROL
O time itacoatiarense não vai ter calendário no início de 2016, mas isso não impediu que o clube agisse rápido e iniciasse o trabalho visando a temporada. O Leão da Velha Serpa já está com o grupo fechado e pronto para uma bateria de amistosos, visando a formação de uma equipe, que deve ser reforçada em maio, para o início de uma preparação para o Amazonense, que acontecerá em agosto. O primeiro jogo do time na temporada foi no último domingo, contra o Nacional, em Itacoatiara, vencido pelo time de Manaus por 2 a 0. Fast e Princesa também estão cotados para amistosos, segundo o clube.
Penarol recebeu Nacional para amistoso de pré-temporada. Clube só terá calendário no segundo semestre. (Foto: Marcos Mendonça/Penarol)
Segundo o presidente do Penarol, Franciso Neto, o plano é montar uma base com jogadores prata da casa, e ao longo da temporada trazer reforços com mais rodagem. O time que enfrentou o Nacional é formado em 90% por jogadores da base do clube. O grupo atual conta com 28 jogadores, e vem mais gente por aí.

SÃO RAIMUNDO
Eduardo Clara foi confirmado no São Raimundo 2016 (Foto: Adeilson Albuquerque)
Com uma campanha surpreendente no Estadual 2015, o São Raimundo, que chegou a brigar por vaga nas semis, mas terminou no quinto lugar, começou a contratar primeiro nos bastidores. Há cerca de 20 dias, o presidente do clube, Mozart Silva, confirmou a renovação de contrato com o treinador Eduardo Clara. Alberone, ex-técnico do Nacional Borbense e o ex-diretor do camaleão Mário Ivan, chegam para assumir a categoria de base e diretoria respectivamente.

Em dezembro, o clube já havia anunciado a assinatura de contrato com um diretor de marketing: André Cavalcante, que é formado em economia e terá a missão de atrair mais público aos jogos do time manauara.

RIO NEGRO
Rio Negro pode utilizar base no Estadual. (Foto: Gabriel Mansur)
O Galo da Praça da Saudade, segundo maior campeão do estado, apresentou há cerca de duas semanas o elenco que vai disputar o Campeonato Amazonense de Juniores, previsto para começar no final de março. Dos 25 jogadores confirmados pela comissão técnica, 18 foram oficialmente apresentados na sede do clube, no centro de Manaus. O grupo é formado por dois goleiros, quatro laterais, cinco zagueiros, nove meias e cinco atacantes. Entre todos os nomes, o atacante Bruno Torres, que disputou o Estadual de 2015 pelo time, é o mais conhecido dos torcedores.

Não será uma grande surpresa se o clube trabalhar grande parte deste elenco para Estadual, uma vez que o objetivo é chegar à Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2017. Há anos o Rio Negro vem sofrendo com falta de recursos para contratações de peso, e seus últimos elencos no Barezão tiveram em sua maioria atletas da base.

Outros clubes
Até o momento, Manaus FC, Nacional Borbense, Iranduba, Operário, Sul América, Holanda, Clíper, CDC Manicoré e Tarumã ainda não se movimentaram para o Amazonense de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas