Salmos- Proteção no Trabalho


SALMO 67
  1. Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós (Selá.)
  2. Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação.
  3. Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.
  4. Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com eqüidade, e governarás as nações sobre a terra. (Selá.)
  5. Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.
  6. Então a terra dará o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, nos abençoará.
  7. Deus nos abençoará, e todas as extremidades da terra o temerão.

SALMO 85
  1. Foste favorável à tua terra, ó Senhor; trouxeste restauração a Jacó.
  2. Perdoaste a culpa do teu povo e cobriste todos os seus pecados. Pausa
  3. Retiraste todo o teu furor e te afastaste da tua ira tremenda.
  4. Restaura-nos mais uma vez, ó Deus, nosso Salvador, e desfaze o teu furor para conosco.
  5. Ficarás indignado conosco para sempre? Prolongarás a tua ira por todas as gerações?
  6. Acaso não nos renovarás a vida, a fim de que o teu povo se alegre em ti?
  7. Mostra-nos o teu amor, ó Senhor, e concede-nos a tua salvação!
  8. Eu ouvirei o que Deus, o Senhor, disse: Ele promete paz ao seu povo, aos seus fiéis! Não voltem eles à insensatez!
  9. Perto está a salvação que ele trará aos que o temem, e a sua glória habitará em nossa terra.
  10. O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão.
  11. A fidelidade brotará da terra, e a justiça descerá dos céus.
  12. O Senhor nos trará bênçãos, e a nossa terra dará a sua colheita.
  13. A justiça irá adiante dele e preparará o caminho para os seus passos.

SALMO 79
  1. Ó Deus, os gentios vieram à tua herança; contaminaram o teu santo templo; reduziram Jerusalém a montões de pedras.
  2. Deram os corpos mortos dos teus servos por comida às aves dos céus, e a carne dos teus santos às feras da terra.
  3. Derramaram o sangue deles como a água ao redor de Jerusalém, e não houve quem os enterrasse.
  4. Somos feitos opróbrio para nossos vizinhos, escárnio e zombaria para os que estão à roda de nós.
  5. Até quando, Senhor? Acaso te indignarás para sempre? Arderá o teu zelo como fogo?
  6. Derrama o teu furor sobre os gentios que não te conhecem, e sobre os reinos que não invocam o teu nome.
  7. Porque devoraram a Jacó, e assolaram as suas moradas.
  8. Não te lembres das nossas iniqüidades passadas; venham ao nosso encontro depressa as tuas misericórdias, pois já estamos muito abatidos.
  9. Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; e livra-nos, e perdoa os nossos pecados por amor do teu nome.
  10. Porque diriam os gentios: Onde está o seu Deus? Seja ele conhecido entre os gentios, à nossa vista, pela vingança do sangue dos teus servos, que foi derramado.
  11. Venha perante a tua face o gemido dos presos; segundo a grandeza do teu braço preserva aqueles que estão sentenciados à morte.
  12. E torna aos nossos vizinhos, no seu regaço, sete vezes tanto da sua injúria com a qual te injuriaram, Senhor.
  13. Assim nós, teu povo e ovelhas de teu pasto, te louvaremos eternamente; de geração em geração cantaremos os teus louvores.

SALMO 112
  1. Louvai ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer.
  2. A sua semente será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada.
  3. Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.
  4. Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo.
  5. O homem bom se compadece, e empresta; disporá as suas coisas com juízo;
  6. Porque nunca será abalado; o justo estará em memória eterna.
  7. Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor.
  8. O seu coração está bem confirmado, ele não temerá, até que veja o seu desejo sobre os seus inimigos.
  9. Ele espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória.
  10. O ímpio o verá, e se entristecerá; rangerá os dentes, e se consumirá; o desejo dos ímpios perecerá.

SALMO 75
  1. Damos-te graças, ó Deus, damos-te graças, pois perto está o teu nome; todos falam dos teus feitos maravilhosos.
  2. Tu dizes: “Eu determino o tempo em que julgarei com justiça.
  3. Quando treme a terra com todos os seus habitantes, sou eu que mantenho firmes as suas colunas.Pausa
  4. “Aos arrogantes digo: Parem de vangloriar-se! E aos ímpios: Não se rebelem!
  5. Não se rebelem contra os céus; não falem com insolência”.
  6. Não é do oriente nem do ocidente nem do deserto que vem a exaltação.
  7. É Deus quem julga: Humilha a um, a outro exalta.
  8. Na mão do Senhor está um cálice cheio de vinho espumante e misturado; ele o derrama, e todos os ímpios da terra o bebem até a última gota.
  9. Quanto a mim, para sempre anunciarei essas coisas; cantarei louvores ao Deus de Jacó.
  10. Destruirei o poder de todos os ímpios, mas o poder dos justos aumentará.

SALMO 134
  1. Venham! Bendigam o Senhor todos vocês, servos do Senhor, vocês, que servem de noite na casa do Senhor.
  2. Levantem as mãos na direção do santuário e bendigam o Senhor!
  3. De Sião os abençoe o Senhor, que fez os céus e a terra!

SALMO 16
  1. Protege-me, ó Deus, pois em ti me refugio.
  2. Ao Senhor declaro: “Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de ti”.
  3. Quanto aos fiéis que há na terra, eles é que são os notáveis em quem está todo o meu prazer.
  4. Grande será o sofrimento dos que correm atrás de outros deuses.
  5. Não participarei dos seus sacrifícios de sangue, e os meus lábios nem mencionarão os seus nomes.
  6. Senhor, tu és a minha porção e o meu cálice; és tu que garantes o meu futuro.
  7. As divisas caíram para mim em lugares agradáveis: Tenho uma bela herança!
  8. Bendirei o Senhor, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina!
  9. Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado.
  10. Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranqüilo,
  11. porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição.
  12. Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.

SALMO 45
  1. Com o coração vibrando de boas palavras recito os meus versos em honra ao rei; seja a minha língua como a pena de um hábil escritor.
  2. És dos homens o mais notável; derramou-se graça em teus lábios, visto que Deus te abençoou para sempre.
  3. Prende a espada à cintura, ó poderoso! Cobre-te de esplendor e majestade.
  4. Na tua majestade cavalga vitoriosamente pela verdade, pela misericórdia e pela justiça; que a tua mão direita realize feitos gloriosos.
  5. Tuas flechas afiadas atingem o coração dos inimigos do rei; debaixo dos teus pés caem nações.
  6. O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de justiça é o cetro do teu reino.
  7. Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros ungindo-te com óleo de alegria.
  8. Todas as tuas vestes exalam aroma de mirra, aloés e cássia; nos palácios adornados de marfim ressoam os instrumentos de corda que te alegram.
  9. Filhas de reis estão entre as mulheres da tua corte; à tua direita está a noiva real enfeitada de ouro puro de Ofir.
  10. Ouça, ó filha, considere e incline os seus ouvidos: Esqueça o seu povo e a casa paterna.
  11. O rei foi cativado pela sua beleza; honre-o, pois ele é o seu senhor.
  12. A cidade de Tiro trará seus presentes; seus moradores mais ricos buscarão o seu favor.
  13. Cheia de esplendor está a princesa em seus aposentos, com vestes enfeitadas de ouro.
  14. Em roupas bordadas é conduzida ao rei, acompanhada de um cortejo de virgens; são levadas à tua presença.
  15. Com alegria e exultação são conduzidas ao palácio do rei.
  16. Os teus filhos ocuparão o trono dos teus pais; por toda a terra os farás príncipes.
  17. Perpetuarei a tua lembrança por todas as gerações; por isso as nações te louvarão para todo o sempre.

SALMO 62
  1. A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação.
  2. Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado!
  3. Até quando todos vocês atacarão um homem que está como um muro inclinado, como uma cerca prestes a cair?
  4. Todo o propósito deles é derrubá-lo de sua posição elevada; eles se deliciam com mentiras. Com a boca abençoam, mas no íntimo amaldiçoam.Pausa
  5. Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança.
  6. Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre alta! Não serei abalado!
  7. A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; ele é a minha rocha firme, o meu refúgio.
  8. Confie nele em todos os momentos, ó povo; derrame diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio.Pausa
  9. Os homens de origem humilde não passam de um sopro, os de origem importante não passam de mentira; pesados na balança, juntos não chegam ao peso de um sopro.
  10. Não confiem na extorsão, nem ponham a esperança em bens roubados; se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração.
  11. Uma vez Deus falou, duas vezes eu ouvi, que o poder pertence a Deus.
  12. Contigo também, Senhor, está a fidelidade. É certo que retribuirás a cada um conforme o seu procedimento.

Comentários

Postagens mais visitadas