Aprenda a melhorar sua qualidade de vida e saúde

Você já tirou um tempo para pensar em como está sua qualidade de vida?

O que tem feito para melhorar sua vida e da sua família, sua saúde e bem estar?

Ter qualidade de vida envolve principalmente saber viver bem.

As vezes nós mesmos complicamos nossa qualidade de vida, e nosso bem estar se transforma em mal estar, por não colocarmos em prática dicas simples, mas muito práticas e que realmente podem nos dar excelentes resultados.

Doenças associadas ao estilo de vida, como hipertensão, diabetes e câncer tiram mais vidas que o trânsito e a violência.

Hábitos ruins para a saúde são escolhas que muitas vezes aceitamos sem pensar nas consequências. Sedentarismo, consumo excessivo de álcool, fumo e má alimentação – hábitos diários – são os fatores que determinam o quanto viveremos e também que qualidade de vida teremos.

Melhorar ou até mesmo mudar esses hábitos só depende de cada um de nós e das escolhas que fazemos.

Pense um pouco em como está seu estilo de vida e analise essas dicas com pensamento positivo priorizando sua saúde e seu bem estar.

Hábitos que podem melhorar muito sua saúde física e mental

Durma bem:


Dormir mal ou pouco pode prejudicar o equilíbrio do seu metabolismo, aumentando a probabilidade de desenvolver doenças relacionadas ao coração e Diabetes. Nosso organismo precisa renovar as energias e o período de repouso do sono é necessário para termos uma boa saúde. Antes de dormir evite: cafeína, exercícios físicos em excesso e refeições pesadas.

Faça exercícios físicos diariamente:


A prática de exercícios físicos moderados além de ajudar a manter a boa forma e saúde, podem nos ajudar a manter um equilíbrio saudável da mente aliviando a tensão e o estresse. Caminhar pode ser um excelente exercício físico. 

Cuide da sua alimentação:


Comer sem regras saudáveis é um forte fator para se perder a saúde. Observe bem a qualidade e a quantidade de alimentos que você come todos os dias. Escolha uma alimentação mais natural na maioria dos dias da semana, evitando frituras e doces. 

Não esqueça de incluir frutas, verduras e alimentos integrais, que são ricos em fibras. Diminua o sal, carnes vermelhas e alimentos industrializados.

Não se esqueça de tomar água:


Na correria do dia a dia podemos esquecer de nos hidratar corretamente. A água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Não espere sentir sede pois quando sentir significa que seu corpo já está desidratado. 

Mantenha uma boa atitude mental:


Evite a irritação, raiva e mágoa. Esses sentimentos levam hormônios para sua corrente circulatória e prejudicam sua saúde e boa perspectiva de vida.

Controle seus pensamentos ruins não permitindo que eles controlem você. Viva bem por não odiar as pessoas, porque isso é melhor para você, é melhor para sua saúde.

Abandone vícios nocivos para sua saúde:


Fumar, tomar bebidas alcoólicas sem moderação e abusar de medicamentos pode literalmente acabar com a sua vida. Não é possível associar uma boa qualidade de vida a esses vícios, se você é escravo de algum deles procure e aceite ajuda para abandoná-los de vez.

Procure e aceite ajuda médica quando é preciso:


Muitas vezes mesmo sentindo os sintomas de alguma doença, podemos descuidar de nossa saúde por não procurar ajuda médica rapidamente, e isso pode piorar muito as coisas.

Seja através do sistema público ou particular, procure ajuda quando necessário e faça isso sem demora. Faça sempre seus exames preventivos de saúde em dia.

Mantenha organizado e limpo o ambiente em que vive:


Ter qualidade de vida não envolve ter muito em sentido material. Manter sua casa e seu ambiente de trabalho agradável é possível e só depende de seu esforço para isso.

A limpeza e organização são o reflexo de quem somos, e nos ajudam muito a ser mais saudáveis, trazendo bem estar. Então não deixe para amanhã se pode fazer hoje, serviço acumulado aumenta o estresse.

Tenha momentos de lazer e de descanso:


Fazer uma atividade que sente prazer é muito importante para relaxar e sentir que é felicidade em viver. Descubra seus talentos e aprenda coisas novas que gosta, divida com as pessoas que ama seus momentos de descontração e ria da vida pois sorrir faz muito fez a sua saúde. Planeje seus dias de descanso, suas férias e viva bem esses dias. 

Seja feliz com sua vida:
Aceite quem você é e o que você tem. Lembre-se de apreciar e ser grato pelo que você é e pelo que você tem, valorize sua própria vida, sua família, amigos, seu animal de estimação e procure sua vida de maneira positiva. Não viva apenas buscando a felicidade, seja feliz e viva bem hoje e sempre!

Fonte: Revista Tipo

Comentários

Postagens mais visitadas