Sabe aquela história que diz "uma andorinha só não faz verão"...

A Incrível História Do Indiano Que Plantou Sozinho Uma Floresta De 550 Hectares E Virou Mini-Docpor


Em 2009, o fotógrafo e jornalista indiano Jitu Kalita quase foi atacado por um homem, enquanto andava por uma floresta na Majuli Island, no nordeste da Índia, perto da fronteira com o Butão. O homem se desculpou depois de perceber que Jitu era apenas um fotógrafo explorando a região.

O homem da floresta era Jadav Payeng, sujeito simples que vivia numa cabana, e que começou a plantar árvores na região aos 16 anos de idade, desde 1979. Atualmente, ele já plantou 550 hectares com suas próprias mãos. Payeng começou a interessar-se em ser um ambientalista ao descobrir os problemas de erosão do solo na Índia. De acordo com o Water Resources Management Journal, cerca de 175 milhões de hectares de terras indianas sofrem com os efeitos da erosão. Isso corresponde a pouco mais da metade do território do país.


A Majuli Island está situada no rio Brahmaputra, que se enche violentamente na temporada demonções e cobre a ilha por alguns meses lavando a região. Posteriormente, a água seca com o calor deixando a terra frágil e suscetível à erosão.

A ideia de Payeng é combater este processo plantando árvores para literalmente segurar a terra. Ele conta com o apoio do Ministério da Agricultura para plantar coqueiros, que além de evitar a erosão, estimulam a economia local e ajudam aproximadamente 150.000 pessoas que vivem na ilha.

Este homem notável obteve o título de “homem das florestas indianas” e de “cidadão de alto prestígio”, pelo seu enorme trabalho de preservação. Payeng espera que outras de suas ideias também sejam colocadas em prática com a ajuda de novos patrocinadores, já que as previsões dizem que se a erosão continuar, a ilha pode ficar completamente submersa em aproximadamente 20 anos.



Foto via The Plaid Zebra

Foto via The Plaid Zebra

Foto via The Plaid Zebra

Foto via The Plaid Zebra

Esta história é tão bela que rendeu um documentário. Saiba sobre a história deste herói no documentário de “William Douglas McMaster” no trailer abaixo:



Abaixo outro vídeo, legendado em pt/br:

 

Fonte: somosverdes.com.br / YouTube/Djalma Junior



Comentários

Postagens mais visitadas